sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Alimentos Funcionais-YACON


Smallanthus sonchifolius, conhecido como yacon, é uma espécie herbácea de clima tropical de altitude originário das regiões andinas da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, nordeste da Argentina, Chile e Venezuela. Esta planta tolera condições extremas de temperatura e umidade, podendo ser cultivadas em regiões distintas.
O yacon é uma raiz larga com altas concentrações de fibras, apresenta uma casca escura e polpa transparente branca ou amarelada parecida com a batata doce. Possui um sabor adocicado devido à grande quantidade de carboidratos solúveis como a frutose, glicose, sacarose e frutooligossacarídeos de cadeia curta (FOS) e longa (inulina), que estimulam seletivamente o crescimento de bactérias probióticas, o que, por conseguinte, torna-o um alimento prebiótico. Apresenta uma textura crocante, podendo ser consumido descascado, com uma fruta ou em saladas, na forma de suco, purê, sopa, infusão ou, ainda, como xarope, geléia e chips secos. Além dos carboidratos, o yacon é constituído de 85% de água.
É bastante consumida no Oriente e o seu cultivo no Brasil já acontece no interior do Estado de São Paulo. Por volta de 1991, na região de Capão Bonito (SP), a espécie foi introduzida na alimentação por imigrantes japoneses, que utilizavam suas folhas e raízes contra a diabetes e altas taxas de colesterol no sangue.

Quais benefícios essa planta andina proporciona?
Auxiliam no controle de doenças crônico-degenerativas, na osteoporose devido a um aumento na biodisponibilidade do cálcio e na densidade e massa óssea; o diabetes mellitus, a hipercolesterolemia, hipertensão arterial, dislipidemias, doenças do trato gastrointestinal,na constipação pelo aumento do peristaltismo intestinal e pelo aumento da umidade fecal com pressão osmótica e na produção de nutrientes como: vitaminas B1,B2,B6,B12,ácido nicotínico e ácido fólico.
A procura pelo Yacon tem apresentado um aumento gradativo devido sua atuação similar às fibras alimentares no organismo, fazendo com que venha adquirindo crescente importância em sua comercialização no Brasil. Apesar de muitos benefícios que esse alimento trás à saúde, deve-se ressaltar que ainda não é possível obter uma confirmação concreta se o seu consumo pode curar e/ou prevenir doenças ou apenas minimizar o risco destas. É essencial que mais estudos sejam feitos a fim de respaldar a eficácia em humanos e especialmente a profilaxia de doenças crônicos não transmissíveis para melhor aproveitamento nutricional do yacon.


Purê de Yacon
- 1/2 kg de yacón (que você encontra já com facilidade nos supermercados brasileiros)
- 2 pimentões vermelhos cortados em fatias
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- manteiga
- sal e pimenta
Descascar o yacon e cortar em rodelas. Saltear em manteiga junto com a cebola, o alho e as fatias de pimentões. Temperar com sal e pimenta preta moída e levar ao liquidificador até que esteja cremoso.
Coloque o purê numa forma untada com manteiga e leve ao forno por cerca de 20 minutos.
Pode servir com alho caramelado para comer com costeletas de ovelha, mas também fica ótimo com mariscos e pescados.

Referências Bibliográficas:

1. GUIMARÃES, R.R; BOEKEL, S.V. Frutooligossacarídeos na alimentação Humana: Estudo das propriedades funcionais do Yacon (Smallanthus sonchifolius). Nutrição em Pauta – A revista do profissional de Nutrição. Ano 16. Número 89. São Paulo. Março/Abril 2008.

2. KANASHIRO, R.S, et al. Yacon (Smallanthus Sonchifolius): Importância funcional. Nutrição em Pauta – A revista do profissional de Nutrição. Ano 16. Número 92. São Paulo. Setembro/Outubro 2008.

3. SAAD, Susana Marta Isay. Probióticos e prebióticos: o estado da arte. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2006, vol.42, n.1, pp. 1-16. ISSN 1516-9332.

Nenhum comentário:

Postar um comentário