domingo, 8 de novembro de 2009

Chá de Camomila

Matricaria chamomilla var. recutita é uma planta herbácea, anual, aromática, pertencente à família Asteraceae, nativa dos campos da Europa e aclimatada em algumas regiões da Ásia e nos países latinos. A parte da planta utilizada para fins terapêuticos é constituída dos seus capítulos florais secos. A partir de suas flores, se obtém óleo essencial contendo camazuleno, camaviolono e abisabolol. As flores de camomila possuem terpenóides e lactonas sesquiterpênicas com atividades biológicas, polissacarídeos imunoestimulantes, ésteres bicíclicos com atividade espasmolítica, flavonóides de ação bacteriostática e tricomonicidas, e a apigenina com propriedades ansiolítica e sedativa. A quercetina é um flavonóide presente na camomila com diversas propriedades; tais como antiinflamatória, antivirótica, antioxidante e antimicrobiana.
As propriedades curativas da flor de camomila vêm sendo apreciadas desde os tempos dos antigos egípcios, romanos e gregos. Das duas variedades básicas, a eurasiana é a mais usada (e barata). Ambas são seguras, eficazes e não tóxicas.
Os ingredientes da camomila são biologicamente ativos, de maneira que justificam os muitos benefícios descritos ao longo dos séculos.
Apresenta propriedades até opostas: o chá das flores de camomila é calmante, mas também tônico. Eis uma planta maravilhosa para a digestão, a insuficiência gástrica, os espasmos estomacais e a diarréia infantil causada pelo excesso de calor.
Basta 01 colher de chá de flores de camomila em 01 xícara de água fervente, que se toma em 02 vezes, para se sentir alívio. Tomando 1hora antes do jantar, aguça o apetite. Caso se queira fazer uma quantidade maior de chá, a fórmula é: 30 flores para 1 litro de água fervente. Deixa-se curtir durante 15 minutos e côa.



Referências:


Rosenfeld, Isadore. O guia de medicina alternativa o que funciona, o que não funciona e o que é melhor para você. Rio de Janeiro. 1999.


Weil, Robert. As ervas que curam. Ed.Groud. 1991.


De Souza,José Roberto P .; Rocha,Juliana N.;Melo, Juliana M.;Nixdorf, Suzana Lucy. Ação do estresse térmico na sobrevivência de mudas e produção de camomila originadas de sementes importadas e nacionais. Associação Brasileira de Olericultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário