segunda-feira, 24 de agosto de 2009

LICOPENO


Os radicais livres são átomos ou moléculas produzidas continuamente durante os processos metabólicos e o seu excesso causa diversas formas de lesão celular. A prevenção ou redução se dá por meio da atividade de antioxidantes, pois estes podem agir diretamente na neutralização dessa ação.
Dentre os antioxidantes está os carotenóides, que são as substâncias mais investigadas como agente quimiopreventivos e nesse texto enfatizaremos o licopeno, substância carotenóide que dar cor avermelhada a alguns alimentos e que vem se mostrando o mais potente antioxidante, sendo sugerido na prevenção da carcinogênese e aterogênese por proteger moléculas como lipídio, LDL, proteínas, DNA.
Predomina-se no plasma e nos tecidos humanos e os maiores níveis de licopeno é o tomate e derivados, sendo que quanto mais maduro, maior a quantidade, pois ele é responsável pela cor vermelha. As cores das espécies de tomates diferem do amarelo para o vermelho alaranjado, isso depende da razão licopeno/beta-caroteno.
Com base no artigo estudado, verifica-se que o consumo de molho de tomate aumenta as concentrações de licopeno, destacando-se quando comparado ao consumo de tomates crus ou suco de tomate fresco, pois a ingestão de molho de tomate resultou ao aumento de três vezes da concentração de licopeno, quanto ao suco de tomate, nada foi observado.
Alguns tipos de fibras encontradas nos alimentos diminuem a absorção do licopeno devido ao aumento da viscosidade.
O consumo de alimentos ricos em licopeno, assim como uma maior concentração dele no sangue, foi associado a um menor risco de câncer e doenças cardiovasculares, assim como está sendo inversamente associado com risco de infarto do miocárdio, pois a oxidação da molécula de LDL propicia o desenvolvimento do processo aterogênico e como conseqüência, doença coronária, deixando claro que existe limite na evidência de que suplementação de licopeno possa reduzir os níveis de LDL - colesterol.

DICA:

Pessoal, como vimos, o molho de tomate cozido aumentam três vezes mais a concentração dos níveis licopeno, quando comparado ao consumo de tomates crus ou sucos de tomate.
Segue então uma dica de preparação do molho de tomate com qualidade, pois temos que buscar fontes benéficas e não a facilidade de comprar uma caixinha no supermercado.

MOLHO DE TOMATE

*Tomate cozido
*Orégano
*Azeite de oliva
*Manjericão
*Alecrim


Texto embasado no artigo : Licopeno como agente antioxidante
Rev. Nutr. v.17 n.2 Campinas abr./jun. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário