quinta-feira, 27 de agosto de 2009


Uso de Chá

Fitoterapia consiste no uso interno ou externo de vegetais “in natura” ou sob forma de medicamentos no tratamento de doenças. Vestígios geológicos mostram que a utilização de plantas como meio de tratamento pelo homem remontam mais de cinco mil anos.
O saber popular è responsável pelo crescimento da fitoterapia. O conhecimento obtido em casa com o país e avós é um hábito cultural mantido através das gerações. Vale lembrar que por ser um método barato e “não agressivo” pode causar efeitos colaterais quando usados de forma incorreta, como por exemplo, intoxicação. Muitas pesquisas ainda têm de ser feitas a fim de evitar a utilização incorreta.
Esta terapia alternativa exige atenção e conhecimento. Plantas vendidas em mercados são confiáveis? A planta que está indicada no rótulo é a que está contida ali? As plantas que estão na feira estão ali desde quando? Foram higienizadas?
Não existe nenhum controle de qualidade, logo todo cuidado é pouco, afinal não queremos levar gato por lembre!
Existem várias lendas em torno das origens do chá. A mais popular é uma lenda chinesa que conta que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia aí, o chá.
Esta lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da china e da índia. O tratado de Lu Yu, conhecido como o primeiro tratado sobre chá com caráter técnico, escrito no séc. VII, durante a dinastia Tang, definiu o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo.
A palavra chá é utilizada de uma forma equivocada. O chá propriamente dito é o nome dado á bebida preparada a partir do vegetal chamado Camellia sinensis. Porém, este nome foi associado de uma forma popular a qualquer bebida feita com água fervente e vegetais. Os nomes corretos para estes preparados são: infusão e decocção.


Referências:
Revista da Escola de Enfermagem da USP. O uso da fitoterapia no cuidado de crianças com até cinco anos em área central e periférica da cidade de São Paulo. São Paulo:Vol37 nº4 Dec2003.
BRASIL. A Fitoterapia no SUS e o Programa de pesquisas de plantas medicinais da Central de medicamentos. 1ª ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006. 147 p. (Série B. Textos básicos de saúde).

Postado por Turma nutrição
Quinta-feira, 27 de Agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário