segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Obesidade:


Definindo obesidade


Obesidade: s.f. Excesso de gordura, pela sobrecarga adiposa do tecido subcutâneo, do peritônio etc. ( Dicionário Aurélio )


“Nas última décadas ,as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) passaram a liderar as causas de óbito no país,ultrapassando as taxas de mortalidade por Doenças Infecciosas e parasitárias(DIP) na década de 80”.


Atualmente, a taxa de obesidade acomete cerca de 40% dos indivíduos adultos no Brasil, sem distinção de gênero. A mesma é considerada um alto risco à saúde, pois está associada ao aumento na incidência de outras patologias como: diabetes, hipertensão, dislipidemia, doença cardiovascular, apneia do sono.


Estratégias são traçadas para o controle dessas patologias, entre elas, a reeducação alimentar, atividade física, tratamento com medicamentos e uma completa mudança de hábitos e estilo de vida.


A obesidade, principalmente a adiposidade visceral, está associada com uma inflamação crônica sistêmica de baixo grau, indicada pelo aumento dos marcadores inflamatórios, conforme observado por diversos estudos. Indivíduos obesos apresentam níveis elevados de proteína C- reativa ( PCR), fator alfa de necrose tumoral ( TNF-a) a interleucina-6 (IL-6), quando comparados com indivíduos magros. Esses níveis elevados foram confirmados em uma revisão da literatura. Essa condição inflamatória pode ser consequência da liberação pelo tecido adiposo de adipocinas, citocinas e outros fatores inflamatórios. (Revista. Nutrição, Saúde E Performace; clinica funcional 2005, ano 6, ed. 27.)


Portanto, tem-se uma grande necessidade de intervenção alimentar, acompanhada com atividade física, retirando substâncias alergênicas e introduzindo alimentos de baixo índice glicêmico e funcionais, para a melhora do processo inflamatório, alimentos como: peixes, soja, cereais integrais, chás verdes, os quais são essenciais para melhorar o quadro de inflamação e oferecer um aporte de micronutrientes, antioxidantes, vitaminas ( C, E Ac. Folico) e minerais ( cobre, ferro, molibdenio, selênio).



Método Prático


Uma medida quantitativa muito útil na prática clinica, que sinaliza , inicialmente, o excesso de peso. Baseia-se no Índice de Massa Corporal ( IMC), o qual relaciona o peso em quilogramas, com a altura em metros. Ex:



IMC = Peso(Kg)/Altura²( m²)



Entretanto, esse metódo sozinho não é eficaz no diagnóstico da obesidade, sendo necessários outros exames mais complexos e complementares.



Classificação da Obesidade Segundo o Risco para a Saúde

IMC ( Kg/m²)/ Classificação / Risco para a saúde²


18,0 < 25,0 - Peso saudável/Sem risco

≥ 25,0 e < 30 - Sobrepeso / Moderado

≥ 30,0 e < 35 - Obesidade Grau I/ Alto

≥ 35,0 e < 40 - Obesidade grau II/Muito alto

≥ 40 - Obesidade Grau III/ Extremo


Obs.: O IMC pode se encontrar elevado na ausência de obesidade em atletas com importante desenvolvimento muscular ( excesso de peso), edemas, etc.





Referências:

Revista. Nutrição, Saúde E Performace; clinica funcional 2005, ano 6, ed. 27.)

Organização Mundial de Saúde (OMS, 2002)

Dicionário Aurélio, ano 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário