domingo, 18 de outubro de 2009

Alimentos Funcionais: ACEROLA


A acerola ou cereja das Antilhas (Malpighia glabra L., Malpighia punicifolia L. ou Malphigia emarginata DC.) é originária da América Tropical e seu principal atrativo é o alto teor de vitamina C (2 a 3g/100g de suco), sendo também rica em outros nutrientes como carotenóides, tiamina, riboflavina e niacina. A cor vermelha da acerola é decorrente da presença de antocianinas. Entretanto, a propagação da aceroleira por sementes tem gerado frutos com coloração que varia de amarelo a vermelho púrpura. No mercado, encontram-se vários produtos alimentícios de acerola, sendo as formas mais comuns de comercialização a acerola in natura, polpas congeladas e suco engarrafado. Os prazos de validade desses produtos, de acordo com os fabricantes, variam de 4 a 12 meses.
A vitamina C é essencial à saúde. Desempenha papel fundamental no desenvolvimento e regeneração dos músculos, pele, dentes e ossos, na formação do colágeno, na regulação da temperatura corporal, na produção de diversos hormônios e no metabolismo em geral. A falta dessa vitamina no organismo aumenta a propensão a doenças. A carência severa torna o organismo vulnerável a doenças mais graves, como por exemplo, o escorbuto. Entretanto, consumida em altas doses, pode provocar efeitos colaterais, tais como: diarréia, dor abdominal e cálculos renais em pessoas geneticamente predispostas. A necessidade diária de vitamina C varia conforme idade e condições de saúde. O teor de ácido ascórbico em 100g de polpa de acerola excede 1000mg, valor equivalente aos efervescentes no padrão 1g. Além de ser fonte potencial de vitamina C, a acerola é, também, importante fonte de beta-caroteno e de outros carotenóides, que, além de atividade pró-vitamina A, participam como antioxidantes no sistema biológico.
A ingestão de quantidades fisiológicas de antioxidantes tais como as vitaminas C, E e os carotenóides, pode retardar ou prevenir o aparecimento do câncer. Assim, o consumo de uma dieta rica em frutas e hortaliças, contendo quantidades dessas substâncias próximas às recomendadas nutricionalmente, contribui com a defesa antioxidante do organismo, inibindo danos oxidativos em macromoléculas.

VOCÊ SABIA?
A acerola tem 40 vezes mais vitamina C do que a laranja. Para um suco de laranja, você necessitaria de um copo de 200 ml. E de acerola somente uma pequena quantidade. Nós precisamos de 60 mg de vitamina C por dia, sendo que as pessoas que têm estresse, estão submetidas a um estresse muito elevado ou que fumam, essa quantidade pode aumentar.

LEMBRE-SE...
Nada em excesso é bom.

Referências:
LIMA, Vera Lúcia Arroxelas Galvão de. Flavonóides em seleções de acerola (Malpighia sp L.). 1- teor de antocianinas e flavonóis totais. Cienc. Rural [online]. 2000, vol.30, n.6. Santa Maria nov./dez. 2000.
ANDRADE, Ruth Sales Gama de. Determinação e distribuição de ácido ascórbico em três frutos tropicais. Eclet. Quím. [online]. 2002, vol.27, n. especial. São Paulo.
YAMASHITA, Fábio. Produtos de acerola: estudo da estabilidade de vitamina C. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2003, vol.23, n.1. Campinas jan./abr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário