segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Chá de Gengibre


Gengibre (Zingiber officinale Roscoe), é uma planta originária da Índia e da Ásia Tropical. A parte usada é o rizoma e é pertencente à família da Zingiberaceae.
Constituído de óleo volátil (1 a 3%): citral, gingeróis, borneol, acetatos..., amido (40 a 60%), proteínas (10%), gorduras (10%), princípios amargos, ácidos orgânicos, sais minerais e resina.
Nas suas atividades farmacológicas, foi analisado a ação do gengibre no processo inflamatório, sendo verificado a inibição da prostaglandina e da biossíntese de leucotrienos. A ação antiagregante plaquetária do gengibre se deve à ação do gingerol, provavelmente por inibição do metabolismo do ácido araquidônico. Dentre os fitoterápicos que alteram a coagulação sanguínea, foram considerados em um estudo ginkgo biloba, alho em comprimido, ginseng e gengibre. O gengibre tem sido amplamente utilizado na Índia e na China como produto medicinal há pelo menos 2500 anos18, 19. Estudos "in vitro" sugerem que os efeitos antiinflamatórios do gengibre estão relacionados com a inibição do metabolismo do ácido araquidônico20, 21, com diminuição da agregação plaquetária e redução da produção de tromboxano22.
Estimula o trato gastrointestinal aumentando o peristaltismo e o tônus da musculatura intestinal e possui atividade amebicida e antiémetico. O estrato alcoólico de gengibre aplicado na pele de camundongo Sencar, espécie utilizada como modelo para tumor de pele, apresentou efeito inibitório do desenvolvimento deste tumor.
O gengibre é um remédio antiemético botânico mencionado para alívio das NVPO (Náusea e vômito no pós-operatório), porém as evidências disponíveis ainda são restritas para recomendar esta modalidade de tratamento na prática clínica. Há necessidade de novas pesquisas abordando o gengibre para o gerenciamento de NVPO (11).
Não deve ser utilizada em pacientes com cálculos biliares, pois pode ocorrer efeitos colaterais.


Como ingerir a raiz:
Chá de gengibre - Leve ½ litro de água ao fogo e aqueça até 37 ºC (nessa temperatura, você ainda coloca o dedo na água sem incômodo). Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Cuidado: o gengibre perde as propriedades em água muito quente. O recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.



Referências:

Daniele Alcalá PompeoI; Adriana Cristina NicolussiII; Cristina Maria GalvãoIII; Namie Okino Sawada, Artigo sobre Intervenções de enfermagem para náusea e vômito no período pós-operatório imediato, Acta paul. enferm. vol.20 no.2 São Paulo Apr./June 2007, disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002007000200013&script=sci_arttext.

Marco Willians Baena DestroI; Manlio Basílio Speranzini, TCBC-SPII; Cristina DestroIII; Camila GuerraIV; Guêiguila Cristina ReccoV; Luís Gustavo Capochin RomagnoloVI, Artigo sobre Estudo da utilização no pré-operatório de medicamentos ou drogas fitoterápicas que alteram a coagulação sangüínea, Rev. Col. Bras. Cir. v.33 n.

Rio de Janeiro mar./abr. 2006, disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912006000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Carvalho, J. C. T., Fitoterápicos anti-inflamatórios Aspectos químicos, farmacológicos e aplicações terapêuticas, Ribeirão Preto,SP, Tecmedd,2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário