sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Alimentos funcionais: Linhaça


A linhaça (Linum usitatissimum; Linaceae) é uma semente marrom escura, que na alimentação é usada como complemento no preparo de pães e bolos.
A semente de linhaça é rica em ácidos graxos essenciais (AGE), fibras e compostos fenólicos, que exercem atividade antioxidante, anticancerígena, além de ser um poderoso desintoxicante. A ingestão de linhaça proporciona níveis adequados de ácidos graxos poliinsaturados, atuando na prevenção e modulação de doenças cardíacas e auto-imunes, de câncer de mama, próstata e cólon e artrite reumatóide.
O crescente mercado dos produtos naturais, aliado ao interesse dos consumidores na prevenção de doenças, tem pressionado a indústria alimentícia na busca por produtos mais saudáveis. Dentre os alimentos funcionais, a linhaça é reconhecidamente uma das maiores fontes dos ácidos graxos essenciais ω-3 e ω-6, possuindo ainda vários nutrientes como as fibras e os compostos fenólicos, conhecidos por exercerem atividade antioxidante, ou seja, a linhaça desponta como uma alternativa natural contra os efeitos oxidativos dos radicais livres sobre os alimentos.
A obtenção do óleo da linhaça também é importante. Para tal finalidade são utilizadas técnicas específicas. A extração por solvente orgânico é a mais comumente utilizada para extrair lipídios do óleo de sementes. O uso de AGE em apresentação oral, na forma de óleo de linhaça, é considerado uma alternativa para o tratamento de portadores de diversas formas de deficiência lacrimal. O baixo índice de ácidos graxos na dieta ocidental em comparação com a oriental assinala a possibilidade da prevenção de doenças que estariam ligadas à produção de tecido inflamatório, como a síndrome do olho seco, por meio da suplementação de alimentos, tais como: óleo de semente de linhaça, nozes e vegetais foliáceos, muito presentes na dieta oriental.
O maior consumo de AGE tipo ω-3 está associado a uma menor incidência de olho seco em mulheres. Os AGE contêm compostos antiinflamatórios naturais, com a propriedade de aliviar sintomas da artrite e de outras doenças auto-imunes. Os compostos fenólicos presentes em óleos de sementes possuem fortes propriedades antioxidantes e quando usados junto com ingredientes de alimentos processados contendo lipídeos podem exercer um efeito positivo na redução da oxidação lipídica.

Receita:

PÃO DE LINHAÇA
Ingredientes1/2 xícara de leite morno01 ovo05 colheres de sopa de linhaça triturada 01 colher de chá de sal01 colher de chá de açúcar01 envelope de fermento biológico2 1/2 xícaras de farinha de trigo
Modo de Preparo
Triture a linhaça no liquidificador.Junte o leite, o ovo, o
açúcar e o sal. Misture bem.
Coloque a farinha de trigo em uma tigela e depois a mistura do
liquidificador.Misture bem com uma colher de pau até ficar uma
massa homogênea.
Coloque a massa numa forma do tipo de pão integral (bolo inglês),
untada e farinhada.
Deixe descansar em um lugar abafado por +- 30 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido para assar por uns 30 minutos.
Se quiser pode incrementar com passas.


Referências:

CALDERELLI, Valéria Alcântara Santos; BENASSI, Marta de Toledo and MATIOLI, Graciette. Substituição da gordura hidrogenada por óleo de soja na elaboração de pães de linhaça e avaliação da aceitabilidade. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 668-674. ISSN .

GALVAO, Elisângela Lopes et al. Avaliação do potencial antioxidante e extração subcrítica do óleo de linhaça. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 551-557. ISSN .

PINHEIRO JR., Manuel Neuzimar et al. Uso oral do óleo de linhaça (Linum usitatissimum) no tratamento do olho seco de pacientes portadores da síndrome de Sjögren. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2007, vol.70, n.4, pp. 649-655. ISSN


Nenhum comentário:

Postar um comentário