domingo, 11 de outubro de 2009

UNHA DE GATO




UNHA DE GATO ((Uncaria tomentosa (Willd) DC). Devido rumores de propriedades miraculosas da Uncaria tomentosa (unha de gato) na região do Peru pelos índios Asháninka, foi despertado um grande interesse científico e comercial nos últimos anos para o uso dessa espécie vegetal. Os suplementos dietéticos a base de unha de gato (Cat´s clow) possuem diversas indicações entre elas: para abcesso, artrite, asma, câncer, efeitos colaterais da quimioterapia, contracepção, prevenção de doenças, febre, úlcera gástrica, hemorragia, inflamações, irregularidades menstrual, reumatismo, problemas da pele, inflamação do trato urinário e várias outra indicações.
O gênero Uncaria Schreb. Pertence à família Rubiaceae, subfamília Cinchonoideae. Possui 34 espécie concentradas no sudoeste da Ásia. Três espécies ocorrem no continente africano e duas (U. tomentosa e U.guaianensis) nas florestas tropicais da América do Sul – na bacia Amazônica – distribuídas de Belize e Guatemala ao Peru, Venezuela, Trindade e Suriname.
Os antigos Incas já utilizavam terapeuticamente e repassaram esse conhecimento aos índios nativos do Peru.
A planta medicinal unha-de-gato (Uncaria tomentosa) não deve ser confundida com outra planta também conhecida popularmente como unha-de-gato (Ficus pumila), uma trepadeira muito utilizada em paisagismo aqui no Brasil para cobrir muros e paredes.A unha-de-gato (Uncaria tomentosa) é uma trepadeira arbustiva que cresce apoiada geralmente em uma árvore, com folhas compostas, opostas e ovais. Seu nome popular foi inspirado na semelhança de seus espinhos com as unhas do gato .
Estabeleceu-se a existência de dois quimiotipos, um contendo alcalóides indólicos e oxindólicos pentacíclicos e outro contendo alcalóides indólicos e oxindólicos tetracíclicos.
Suas propriedades medicinais são: anti-reumática, antibacteriana, antiinflamatória, antimutagênica, antioxidante, antitumoral, antiviral, citostática, contraceptiva, depurativa, diurética, hipotensora, Imunoestimulante, regeneradora celular, vermífuga. As contra-indicações/cuidados devem-se ter com: mulheres grávidas e lactantes, crianças menores de três anos, pacientes com ou a receber transplantes de órgãos, enxertos de pele, em terapia de imunossupressão, usuários de hipotensivos (pois ela é hipotensiva), enfermidade autoimune, esclerose múltipla, tuberculose. Quanto aos efeitos colaterais a Unha-de-gato Uncaria tomentosa pode provocar: diarréia, alterar a consistência dos intestinos, náusea moderada.
As cascas e raízes podem ser utilizadas. Mas utilizam-se mais as cascas pela maior facilidade de obtenção.
Efeitos colaterais e toxicidade: Estudos realizados não demonstraram efeitos citotóxicos ou tóxicos. A Unha de Gato também tem sido documentada com princípios ativos possivelmente redutores da agregação plaquetária e "afinador" do sangue. Em primeiro lugar, verifique com seu médico se você está utilizando coumadin (varfarina)ou outro anticoagulante. A utilização destes deve ser descontinuada de uma semana a dez dias antes de qualquer procedimento cirúrgico importante. Também seu uso é contra indicado durante a gravidez e o aleitamento.
Devido aos seus efeitos imuno estimulantes, a unha de gato não poderia ser utilizada com medicações com a intenção de suprimir o sistema imunológico, como a ciclosporina ou outras medicações prescritas após transplante de órgãos . (Esta teoria ainda não foi comprovada cientificamente.)
Em casos de tratamento com antagonista histamínicos H2, pode ocorrer uma potencialização deste fármaco. Em indivíduos que utilizam laxativos frequentemente existe a possibilidade de desordens temporárias de peristaltismo, que desaparecem após poucos dias.
A automedicação é uma prática bastante comum não apenas no Brasil, mas também em outros países, por isso é necessário que se tenha cuidado com essa prática procurando os profissionais de saúde competente, os quais devem fazer as orientações para evitar efeitos adversos.
Nota importante: Esta unha-de-gato é da Região Amazônica, vegetação do Perú ao Nordeste Brasileiro. Não confundir com outras unhas-de-gato vendidas por raizeiros.

Referências
Carvalho, JCT. Fitoterápicos anti-inflamatórios: aspectos químicos, farmacológicos e aplicações terapêuticas/José Carlos Tavares Carvalho. Ribeirão Preto, SP: Tecmedd, 2004.
Resende, A. O Poder das Ervas. Vida Natural/Andrade Resende. 4ª Ed. IBRASA - São Paulo, SP. 2006
Schulz, V. Hänsel, R. Tyler, V.E. Fitoterapia Racional: Um guia de fitoterapia para as ciências da saúde. 4ª Ed. Manole. Barueri, SP. 2002
http://www.plantamed.com.br/fitoterapicos/Herbarium/Unha_de_Gato.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário