sexta-feira, 9 de outubro de 2009


Ribose (Explosão Muscular)
A ribose é uma substância usada pelo corpo para produzir o ATP — a fábrica de reposição da energia muscular. Sem a ribose, a capacidade do corpo de produzir ATP cai em até 50%, resultando em menos energia e, conseqüentemente, em uma exaustão prematura. Depois do surgimento da creatina, há mais de nove anos, atletas e pesquisadores começaram a procurar uma nova geração de suplementos para o aumento de performance. Com um mecanismo de ação único, a ribose faz parte dessa nova geração de suplementos que ajudam a aumentar a energia muscular. A suplementação com ribose pode estimular a produção de ATP imediatamente, permitindo, assim, que os músculos trabalhem de forma otimizada. Basicamente, ela ajuda a aumentar as reservas de energia para atividades anaeróbias intensas, fazendo com que os músculos tenham a energia necessária para explosões de força. Assim, a ribose parece ser especialmente importante em atividades que necessitam de força explosiva, como a musculação, as lutas, o basquete, o futebol e as corridas de velocidade.Esportistas e malhadores vêem os seguintes benefícios na suplementação com ribose:
· Acelera a recuperação muscular após exercícios intensos por meio da reposição das reservas de ATP, o que pode aumentar o volume das células;
· Repõe rapidamente as reservas de energia nas células musculares;
· Permite que os músculos aumentem sua capacidade de trabalho e mantenham os níveis de pico máximo.
As células musculares necessitam de um fornecimento constante de energia para conseguir a performance máxima durante esforços extenuantes. A ribose é considerada o ponto de largada para a produção do ATP — a molécula-chave que o corpo usa para a energia muscular. Essencialmente, sem a ribose a energia não existe. Exercícios intensos, como a musculação, causam uma diminuição significativa dos níveis de energia nos músculos. Na verdade, pode demorar 3 dias ou mais para que esses níveis de energia voltem ao normal. Porém, estudos recentes mostram que a suplementação com ribose acelera a recuperação de energia de todos os músculos. Sem a suplementação, a reposição é mais lenta e, com menos reservas de energia, o corpo não é capaz de trabalhar com muita intensidade, entrando em fadiga mais rapidamente. Uma vez que as reservas de energia estão em alta, os músculos têm disponível o combustível de que precisam para explosões intensas de força. Isso permite a prática de atividades físicas mais intensas e suportar pesos mais pesados, o que aumenta a força e as chances de um maior desenvolvimento muscular. È importante lembrar que este produto deve ser orientado por um nutricionista ou médico.
Artigos: REIS, Esther Camilo dos; SOUZA, Aguinaldo Robinson de. Estudo mecânico quântico dos confôrmeros da ribose. Física -Departamento de Química - Faculdade de Ciências - Campus de Bauru.
Dunne L, Worley S, Macknin M. Ribose versus dextrose supplementation, association with rowing performance: a double-blind study. Clin J Sport Med 2006;16(1):68-71.http://www.efdeportes.com/efd114/suplementacao-de-ribose.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário