quarta-feira, 28 de outubro de 2009

NUTRACÊUTICOS





A incidência de morte devido a doenças cardiovasculares, câncer, acidente vascular cerebral, arteriosclerose, enfermidades hepáticas, dentre outros, pode ser minimizada através de bons hábitos alimentares e é com o intuito de mostrar que o alimento pode ser utilizado como finalidades terapêuticas que vamos falar sobre os nutracêuticos.
Os nutracêuticos são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças.
O termo nutracêutico define uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios com apelo médico ou de saúde. O termo vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e promovem saúde.
Sua ação varia do suprimento de minerais e vitaminas essenciais até a proteção contra várias doenças infecciosas.
Os nutracêuticos podem ser fibras dietéticas, ácidos graxos poliinsaturados, proteínas, peptídios, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes, entre outros.
É importante saber que existem diferenças entre os nutracêuticos e os funcionais, onde o alvo dos nutracêuticos é significativamente diferente dos alimentos funcionais, ou seja, enquanto a prevenção e o tratamento de doenças dizem respeito aos nutracêuticos, apenas a redução do risco da doença, e não a prevenção e tratamento da doença estão envolvidos com os alimentos funcionais. Uma outra diferença é que os nutracêuticos incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos, já os funcionais devem estar na forma de um alimento comum.
Enfim, inúmeros fatores afetam a qualidade de vida na atualidade, de forma que a população deve conscientizar-se da importância dos alimentos que contem substâncias que auxiliam a promoção da saúde, trazendo com isso uma melhora no estado nutricional e através desse Blog vamos conhecer alguns alimentos como nutracêuticos e nos beneficiar destas informações, para que possamos e usufruir das propriedades daquilo que ingerimos, melhorar nossos hábitos alimentares e passar a analisar o alimento não só como comida, mas também como remédio.


Referencias Bibliográficas

Revista Eletrônica de Farmácia Vol 3(2), 109-122, 2006, ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS: DEFINIÇÕES, LEGISLAÇÃO E BENEFÍCIOS À SAÚDE.


NUTRACÊUTICOS, ALIMENTOS FUNCIONAIS E FITOTERÁPICOS: O USO DAS PLANTAS
NA PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E RESTAURAÇÃO DA SAÚDE.
Evi Clayton de Lima Brasil (2), André de Lima Gomes (1), Monnara Lúcio da Silva Bezerra (1), Juliana Alencar da Cunha Férrer (2), Mônica da Costa Batista (2), Rachel Rose Carvalho de Oliveira (2), Climério Avelino de Figueredo (3), Berta Lúcia Pinheiro Kluppel (3) Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Ciências Farmacêuticas/Núcleo de Estudos homeopáticos e Fitoterápicos/MONITORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário