sábado, 26 de setembro de 2009

Alimentos funcionais - ÔMEGA 3 -



Os ácidos graxos estão presentes nas mais diversas formas de vida, desempenhando importantes funções na estrutura das membranas celulares e nos processos metabólicos, também participam da transferência do oxigênio atmosférico para o plasma sangüíneo, da síntese da hemoglobina e da divisão celular, sendo denominados essenciais por não serem sintetizados pelo organismo.
Em humanos, o ácido alfa-linolênico (Omega 3) é necessário para manter sob condições normais as membranas celulares, as funções cerebrais, transmissão de impulsos nervosos, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares além de outras atuações importantes na hipertensão arterial, diabetes, artrites e doenças auto-imunes.
Suas fontes são divididas em dois tipos: animais e vegetais. As fontes animais são ricas em EPA (eicosapentanóico) e DHA (docosaexaenóico) com suas respectivas fontes: arenque, salmão, cavala, bacalhau e sardinha, bonito e atum. Já as fontes vegetais possuem maiores quantidades de ALA (alfa-linoléico) principalmente em e englobam principalmente as sementes, oleaginosas, óleos vegetais, cereais e leguminosas.
De acordo com a junta FAO/OMS, a recomendação de ingestão de AG w-3 é de 1 a 2% das calorias totais. Já o Institute of Medicine (2002), sugere uma ingestão adequada de 1,6 g/dia de α-linolênico (ALA) para os homens e 1,1 g/dia para mulheres, sendo que até 10% podem ser sob a forma de EPA ou DHA (IOM, 2002).
Estudo recente evidencia que além da atividade física ser considerada um fator protetor do coração, diminuindo a incidência de doenças cardíacas, o ácido graxo Omega 3 quando consumido de forma adequada também é um fator de proteção contra doenças relacionadas ao coração.
Embora o organismo humano seja capaz de produzir ácidos graxos de cadeia muito longa, a sua síntese é afetada por diversos fatores, que podem tornar a ingestão desses ácidos graxos essencial para a manutenção de uma condição saudável. Porém, ainda há necessidade de mais estudos sobre suas ações e quantidades a serem ingeridas. Sendo assim, o consumo deve ser feito de forma equilibrada, fazendo parte de uma alimentação balanceada.


SARDINHAS RECHEADAS COM HORTELÃ:
Ingredientes:um kg de sardinha fresca e limpa, ½ xícara (chá) de suco de limão , sal a gosto, um dente de alho espremido, duas cebolas grandes picadas , um maço de hortelã ( somente as folhas), 3 colheres (sopa) de azeite, uma colher ( sopa) de orégano, ½ pimenta dedo de moça cortada em fatias (opcional).
Preparo:abra as sardinhas, tire a espinha central e tempere com limão e sal. Deixe o tempero por 15 minutos na geladeira.
Recheio: em um recipiente, misture a cebola, o alho, e as folhas de hortelã picadas. Tempere com azeite , orégano e pimenta. Recheie as sardinhas, prendendo com um palito se necessário. Acomode-as em um refratário e leve ao forno médio ( 180º) por aproximadamente 20 minutos.
Rendimento: 10 porções. Valor calórico: 235 calorias por porção. Colesterol em mg por porção: 78mg .Tempo de preparo: aproximadamente 45 minutos.




Referências:1. MARTIN1 Clayton Antunes, ALMEIDA1 Vanessa Vivian de, RUIZ1 Marcos Roberto, VISENTAINER2 Jeane Eliete Laguila, MATSHUSHITA1 Makoto, SOUZA1 Nilson Evelázio de, VISENTAINER1 Jesuí Vergílio. Rev. Nutr., Campinas, 19(6):761-770, nov./dez., 2006.
2. Revista Nutrição em Pauta.
3. www.esalq.usp.br/sbog/simposio2003/pcie/pcie-01.doc. Acesso em 09/09/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário