sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alimentos Funcionais - SOJA -


A soja pode ser conceituada como “alimento funcional” e sua principal função é reduzir o risco de doenças crônico – degenerativas. Estudos realizados para conhecer os componentes da soja responsáveis pela prevenção de doenças, identificaram diversos compostos funcionais presentes como os fitoesterois, inibidores de proteases, o inositol hexafosfato, as saponinas, as isoflavonas, entre outros. As isoflavonas, também denominadas fitoestrógenos, têm atraído muita atenção entre esses compostos devido apresentarem atividades “in vitro” e “in vivo” compatíveis com os efeitos da soja na prevenção de doenças. A soja é também rica em proteínas, e estas comportam, com exclusividade, todos os nove aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita e não consegue fabricar, precisando receber pela alimentação. Existem diferentes tipos de proteínas de soja: texturizadas, concentradas e isoladas. A principal diferença entre esses produtos está na concentração de proteína. As isoladas são as com os índices mais altos, superior a 90%, a concentrada possui pelo menos 65% de proteína e altos índices de fibras e a texturizada apresenta, no mínimo, 52% de proteína.
Esta leguminosa pode ser utilizada de forma preventiva e terapêutica no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer (mama e cólon, principalmente), osteoporose, sintomas da menopausa, reduz colesterol e melhora o funcionamento dos intestinos.
A soja pode enriquecer nossas refeições de varias maneiras, pois além dela ser fonte de proteína completa, ela possui cerca de 30% de fibras solúveis e 70% de insolúveis e essas fibras são capazes de proporcionar saciedade e diminuir o aumento da glicose após as refeições, e é também fonte de minerais como ferro, potássio, cálcio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B. Essenciais para uma boa nutrição, pois ajudam o corpo a funcionar de forma adequada e a manter a saúde.
Antigamente no Brasil, havia uma baixa aceitação em relação à soja devido ao seu sabor e aromas desagradáveis, porém, nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia alimentícia, sua aceitabilidade aumentou devido a qualidade sensorial. As indústrias alimentícias têm desenvolvido novos produtos cujas funções pretendem ir além do fornecimento de nutrientes básicos e da satisfação do paladar do consumidor.
Atualmente há uma grande variedade de produtos derivados da soja encontrado como "queijos", molhos, óleos, farinhas, sucos, "leite" e "iogurte", barras de cereal, sopas, sorvetes, creme de "leite", salgadinhos e até chocolate a disposição dos consumidores quem descobriram a importância desse alimento.

Receita: Patê de tofu com atum
· 1 tofu (250 g)
· 1 lata de atum ralado e escorrido
· 2 colheres (sopa) de azeite
· 1 dente de alho amassado
· 1 cenoura ralada
· 1 sachê de hondashi (tempero à base de peixe)
· 1 pitada de açúcar
· vinagre
· 1 colher de sopa de cheiro-verde picadinho
· Amasse bem o tofu e misture os demais ingredientes. Utilizar em sanduíches ou canapés.

Valor calórico total : 660 kcal
Rendimento: 18 porções
Valor calórico por porção: 37 kcal


Referências Bibliográficas:
1. BEHRENS, J.H.; SILVA, M.A.A.P. Atitude do consumidor em relação à soja e produtos derivados. Ciênc. Tecnol. Aliment. Vol. 24. nº 3. Campinas. Julho/Setembro 2004.
2. DIEGO, L.G., et al. Proteínas de soja, isoflavonas e prevenção de doenças cardiovasculares. Revista Nutrição em Pauta – a revista do profissional de nutrição. São Paulo. Ano 17. Número 95. Março/Abril 2009.
3. PHILIPPI, Sônia Tucunduva. A dieta do bom humor. São Paulo: Panda Books, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário