sexta-feira, 18 de setembro de 2009


Óleo de Cártamo

O óleo de Cártamo é rico em ácido linoléico conjugado, que é um grupo de isômeros de posição (substância que apresentam fórmulas moleculares idênticas) em que as duplas ligações são conjugadas em vez de existirem na configuração interrompida metilênica típica.
A maior fonte de CLA (ácido linoléico conjugado) é a gordura de ruminantes como, por exemplo, carne de gado e laticínios, no entanto podemos encontrar também o CLA em óleos de canola, girassol e soja.
A discussão a respeito da suplementação com CLA tem sido acirrada, frente aos efeitos fisiológicos reportados por muitos grupos de pesquisa nos últimos anos. Sendo assim, são muitas as investigações no sentido de avaliar os efeitos benéficos do consumo do CLA, como alterações na composição corporal, redução da aterosclerose, prevenção e tratamento do diabetes mellitus tipo 2, potencialização da mineralização óssea, modulação do sistema imune e efeito antitrombogênicos. Possíveis efeitos adversos, como: piora da resistência à insulina e aumento da suscetibilidade à autoxidação lipídica, também foram estudados.
Um dos efeitos mais estudados com relação à suplementação de CLA é a sua capacidade em alterar a composição corporal, promovendo aumento da massa magra e redução da massa gorda em diferentes espécies, tais como: camundongos, ratos, hamster, porcos, humanos, entre outras. Os possíveis mecanismos de ação que explicam esse efeito são a diminuição da proliferação e diferenciação de pré-adipócitos evidenciadas pela inibição do receptor ativado por proliferadores de peroxissoma gama, aumento do gasto energético, alteração da atividade das enzimas carnitina palmitoiltranferase e lípase lipoprotéica e da concentração de leptina.
Ainda não existem comprovações científicas de que a suplementação com CLA reduza o peso corporal ou o índice de massa corporal em humanos, porém algum efeito relacionado à redução do tecido adiposo parece ocorrer com doses acima de 3g de CLA por dia, especialmente na região abdominal de homens obesos, e no tecido muscular esquelético.
Existem alguns indícios de que indivíduos pós-obesos, em novo ganho de peso, sejam mais suscetíveis aos efeitos da CLA do que os de peso estável; assim como homens obesos em relação a mulheres obesas. Contudo, essas suposições ainda são inconsistentes devido à grande variabilidade nos delineamentos experimentais, especialmente quanto à dose, ao tipo de isômero(s) usado(s), e ao tempo de interevenção.
A forma de usar o óleo do cártamo depende de diversos fatores: da forma física, da alimentação, da rotina. Porém é de conhecimento no meio científico que o mínimo para se obter os resultados esperados, principalmente na redução de gordura, deve ser a ingestão de 3g ao dia. Além disso, a maioria dos estudos que estão relacionados com a perda de gordura corporal utiliza 3,4 g/dia. Deve-se utilizar antes das refeições, devido à facilidade de ingestão concomitante à refeição.
Muitas dúvidas ainda permanecem com relação aos reais efeitos do CLA na modificação da composição corporal em humanos. Assim, Faz-se necessário o desenvolvimento de mais pesquisas que, entre outras coisas, avaliem separadamente os efeitos dos principais isômeros do CLA em humanos, para que com isso seja possível avaliar melhor os efeitos desses Ácidos Graxos no metabolismo energético em humanos, para que então possam ser usados com segurança e eficiência nas prescrições relacionadas à melhoria da composição corporal e como agente anti-obesidade.
Lembrando sempre que qualquer tipo de suplementação deve obter a indicação de um profissional especializado.


Referências:

MOURÂO, D. M. Ácido Linoléico e perda de peso, Revista de Nutrição, Campinas, 18(3):391-399, Mai/Jun, 2005.
BOTELHO, A. P. A Suplementação com ácido linoléico conjugado reduziu a gordura corporal em ratos Wistar, Revista Nutrição, Campinas, 18(4):561-565, Jul-Ago, 2005
Arq Bras Endocrinol Metab vol.52 no.6 São Paulo Aug. 2008, Papel da dieta na prevenção e no controle da inflamação crônica - evidências atuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário