quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Tipos de Chás:

O chá é uma bebida amplamente utilizada, perdendo apenas para a água como a bebida mais consumida no mundo. O chá verde é rico em polifenóis, principalmente catequinas. Entre uma variedade de efeitos benéficos à saúde atribuídos ao consumo do chá verde, grande atenção tem sido focalizada no seu efeito na redução da gordura corporal. O chá preto é feito a partir da infusão de folhas processadas de Camellia sinensis, que é cultivada em mais de 30 países. São classificados em três categorias conforme o processo de fabricação (O procedimento que se estabelece depois de colhê-las determina a obtenção dos tipos de chá):fermentado (preto), não-fermentado (verde) e o semifermentado (oolong).
Estudos demonstraram que o chá verde tem efeito protetor contra diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares, possui propriedade antialérgica e antibacteriana, além de ser rico em minerais e vitamina K.
No chá verde, estão presentes, além das catequinas, outros compostos orgânicos, tais como cafeína e aminoácidos. A diferença entre o chá verde e o chá preto depende de quando as enzimas foliares são inativadas durante o processamento. Na fabricação do chá verde, as enzimas são inativadas imediatamente após a colheita das folhas. Portanto, a composição de polifenóis no chá verde tende ser semelhante a das folhas frescas. Na produção do chá preto, as catequinas são oxidadas enzimaticamente, gerando uma mistura complexa de polifenóis, constituída de teaflavinas, teasinensinas e tearubiginas.
A qualidade do chá verde é fortemente influenciada pelos componentes orgânicos e inorgânicos das folhas jovens e dos brotos, que funcionam como precursores e são alterados. durante a sua transformação (aquecimento) em substâncias que determinam o sabor.
A cor, o sabor e o aroma do chá verde estão direta ou indiretamente associados às catequinas; portanto, são os principais compostos que definem a qualidade do chá verde. O sabor adstringente e amargo do chá verde é devido principalmente a esses polifenóis. Aminoácidos livres são responsáveis pelo frescor e pela doçura da infusão do chá verde, além de contribuírem para formação de compostos voláteis responsáveis pelo aroma por reagirem com catequinas e açúcares solúveis durante o aquecimento. Dentre os alcalóides encontrados, destacam-se a cafeína por ser abundante e contribuir para o efeito estimulante e sabor, enquanto as clorofilas e a quercetina contribuem para coloração verde da infusão.
As diferentes teaflavinas conferem variados níveis de adstringência; catequinas, cafeína e aminoácidos também são importantes para o sabor. Cafeína, além de contribuir para efeito estimulante, forma complexo com teaflavinas, que modifica o sabor, adiciona frescor à bebida e contribui para formação de precipitado colorido quando a infusão do chá preto é resfriada.
Todavia, critérios precisos e eficientes para predizer a qualidade do chá preto a partir de folhas não foram estabelecidos.
Já se sabe que os teores de polifenóis e catequinas e a atividade da polifenoloxidase nas folhas estão relacionados com a qualidade do chá preto.
Outros elementos minerais acumulados por C. sinensis são K e Mg Mn, Ca, Zn, Cr e Ni além de Se e F sendo alguns destes essenciais para a saúde humana.




Referências :.
Salinas, Rolando D. Alimentos e nutrição: introdução a bromatologia 3º Ed. Porto Alegre:Artemed,2002.

Renata da Costa Lamarão; Eliane Fialho-Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal Rev. Nutr. vol.22 no.2 Campinas Mar./Apr. 2009

Juliana Domingues Lima; Paulo Mazzafera; Wilson da Silva Moraes; Reginaldo Barboza da Silva -Chá: aspectos relacionados à qualidade e perspectivas Cienc. Rural vol.39 no.4 Santa Maria July 2009 Epub Mar 06, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário