sexta-feira, 4 de setembro de 2009

WHEY PROTEIN OU PROTEÍNA DO SORO DO LEITE



As proteínas do soro leite, ou whey protein como são conhecidas, são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo. Essa parte era dispensada pela indústria de alimentos apesar de ser riquíssima em proteínas e lactose. A partir da década de 70 iniciou estudo relacionado a essas proteínas sendo descrita pelo Dr. Paavo Airola como, importante no tratamento e prevenção de flatulência, prisão de ventre e putrefação intestinal.
Atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica devido ao alto valor biológico com propriedades funcionais, além de conter alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada.
Artigos comprovaram que quanto menor o intervalo entre o término do exercício e a ingestão protéica, melhor será a resposta anabólica ao exercício podendo apresentar um ganho significativamente maior de força e de hipertrofia muscular em relação a suplementação protéica 2 horas após a realização dos exercícios.

Vale salientar que a proteína do leite pode oferecer uma vantagem sobre o leite como fonte de cálcio, em pessoas intolerantes à lactose, uma vez que grande parte dos suplementos à base de proteínas do soro é praticamente isento de lactose e pelo fato dessa proteína apresentar percentual de gordura menor que 2%. Em uma série de estudos realizado por Layman ET AL, mostrou que a dieta com maior relação proteína/carboidrato são mais eficientes para o controle da glicemia e da insulina pós-prandial, favorecendo, dessa forma, a redução da gordura corporal e a preservação da massa muscular durante a perda de peso.
Através de estudos realizados por Toba et al em 2001, foi demonstrado que as proteínas do soro promovem a formação dos ossos em humanos, estimulando a proliferação e a diferenciação dos osteoblastos, aumentando a densidade mineral óssea e inibindo a reabsorção de cálcio. Há também estudos os quais comprovam que a Whey Protein Hidrolisada reduz significativamente a pressão sanguínea. Neste mesmo estudo ficou provado também a significativa elevação da concentração de HDL colesterol, redução da concentração de triagliceróis e diminuição do risco cardíaco.

Benefícios do Whey Protein:

Combinação ideal de aminoácidos para melhorar a composição corporal, melhora da performance atlética e o crescimento muscular;

Solúvel, fácil de digerir, altíssimo valor biológico, eficientemente absorvido pelo corpo e de gosto neutro, não interferindo no gosto de outros ingredientes e alimentos;
Sacia a fome mais rapidamente que outras fontes de proteínas e mantém a massa muscular (metabolismo alto);
Contém ingredientes bioativos como imunoglobulinas e lactoferrinas, que auxiliam na manutenção de um sistema imunológico saudável de proteína, o Whey fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de gordura e colesterol;
Ação antioxidante (aumenta os níveis de Glutationa – GSH);
Possui altas concentrações de BCAA e Glutamina;
Comparado grama-a-grama com outras fontes o Whey fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de gordura e colesterol;

Nesta postagem foram mostradas algumas características do suplemento Whey protein, no entanto estudiosos salientam: excesso de proteínas na alimentação pode aumentar o resíduo de ácidos na dieta, portanto é necessário uma indicação do nutricionista deste suplemento alinhado à uma boa alimentação para que este propocione o objetivo desejado e assim seja proporcionado uma qualidade de vida.


Referências:

HIRSCHBRUCH, M. D, Consumo de suplementos por jovens freqüentadores de academias de ginástica em São Paulo.
HARAGUCHI, F. K, Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana,.
KANTIKAS, M. G. L, Avaliação do uso de suplementos nutricionais a base de soro bovino pelos praticantes de musculação em academias da cidade de Curitiba – PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário