terça-feira, 8 de setembro de 2009

Porquê o individuo engorda?





Porquê o individuo engorda?


A obesidade é o maior problema de saúde da atualidade e atinge indivíduos de todas as classes sociais, tem etiologia hereditária e constitui um estado de má nutrição em decorrência de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes, induzindo entre outros fatores pelo excesso alimentar. O peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, além de uma gama enorme de doenças lesivas. O aumento da obesidade tem relação com: o sedentarismo, a disponibilidade atual de alimentos, erros alimentares e pelo próprio ritmo desenfreado da vida atual. A obesidade relaciona-se com dois fatores preponderantes: a genética e a nutrição irregular. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos tem 80 a 90% de probabilidade de serem obesos.
A nutrição tem importância no aspecto de que uma criança superalimentada será provavelmente um adulto obeso. O excesso de alimentação nos primeiros anos de vida, aumenta o número de células adiposas, um processo irreversível, que é a causa principal de obesidade para toda a vida. Hoje, consumimos quase 20% a mais de gorduras saturadas e açúcares industrializados

Quando o assunto é direcionado para quais os alimentos que engordam, verifica-se de imediato a presença dos carboidratos e dos lipídios.
Para cada um deles, deve-se observar uma importante função como fonte energética, numa dieta humana:
Os Carboidratos, constituem a principal fonte energética da dieta humana e fornecem 4 Kcal por grama. Exemplos de carboidratos presentes nos alimentos: glicose, frutose, lactose, sacarose, amido. Estes são fundamentais como fonte de calorias e não podem ser substituídos por outros nutrientes.
Os Lipídios, ou gorduras atuam como fonte energética concentrada, pois fornecem 9 Kcal por grama. Estes são encontrados em grande quantidade nos alimentos, especialmente em forma de triglicerídeos. A ingestão de lipídios requer equilíbrio entre o seu consumo e as necessidades do organismo. O excesso de gordura nos indivíduos adultos pode provocar importantes alterações do perfil lipídico e, conseqüentemente, aumento do risco cardiovascular.

Fome x Saciedade

É importante salientar a existência de um mecanismo responsável pela sensação de fome e saciedade, atuantes em todo o processo alimentar.
Os mecanismos que participam na regulação da ingestão de alimentos são: o hormonal (insulina, grelina e leptina), o metabólico (glicemia) e o neural (hipotálamo e outras regiões do Sistema Nervoso Central).
O hipotálamo é uma região do cérebro onde se encontram os centros da fome e da saciedade. Quando as reservas nutritivas do organismo de um indivíduo caem abaixo do normal, o centro da alimentação no hipotálamo fica muito ativo e ocorre o aumento da fome; por outro lado, quando as reservas nutritivas são abundantes, a pessoa perde a fome (estado de saciedade).
Tanto as informações de fome como as de saciedade são transmitidas através de impulsos nervosos entre os neurônios no cérebro, envolvendo a participação de muitos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, dopamina). E é sobre a transmissão neuronal que ocorre a atuação dos fármacos anorexígenos e sacietógenos.
A obesidade pode aumentar o risco da pessoa desenvolver várias condições, como diabete, pressão alta, doenças do coração e algumas formas de câncer. Muitos riscos à saúde são mais frequentes nas pessoas obesas, e os riscos podem aumentar com o grau de aumento da obesidade.
O que o indivíduo precisa, é buscar uma mudança no estilo de vida, pois os fatores comportamentais desempenham, de longe, o papel mais importante no emagrecimento.


Referências:

Cartilha da Medley disponivel em: www.eupossomesmo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário