domingo, 27 de setembro de 2009

Chá de Picão




A erva (Bidens pilosa) conhecida como picão, é muito utilizada na medicina popular, sua preparação acontece em diferentes formas, sendo o chá a mais utilizada, preparado por meio da decocção ou infusão. No primeiro processo a planta é fervida junto à água, já no segundo a água é fervida sozinha e depois colocada sobre a planta, quando são liberados os seus princípios terapêuticos.
O pesquisador, químico Benjamim Gilbert, da divisão farmacêutica da Fundação Osvaldo Cruz, testa o chá de picão (Bidens pilosa) para o tratamento de malária e hepatite B, também é utilizada para febre aftosa, angina, diabetes, disenteria, dismenorreia, edema, icterícia neonatal, laringite e como diurética. É freqüente o uso do “chá abafado”, do decocto. No Brasil é principalmente usada para tratamento de infecções incluindo hepatite, diabetes e malária.
Na sua composição química destacam-se vários tipos de substâncias como poliacetilenos, chalconas e flavonóides. Partes da planta desenvolvem diversas atividades como: antiulcerogênica,antimalárica, antihelmíntica e antimicrobiana frente as bactérias gram-positivas e dermatófitos.
A ação antibacteriana foi demostrada frente à Escherichia coli e Micrococus luteus. Estudo obtido a partir de extratos da planta cultivada tem comprovado a atividade antineoplásica em diversos tipos de células tumorais. A atividade antibacteriana frente a Staphylococus aureus tem sido obtido por biaautografia.
Alguns estudos com B. pilosa demonstraram ação carcinogênica, a ingestão de B. pilosa com substância que usualmente causam proliferação celular pode ser um fator promotor na etiologia de células tumorais.
O picão-preto (Bidens pilosa) é utilizado também como cobertura para controlar a população de plantas espontâneas, na melhoria da qualidade do solo, para desenvolvimento de maior número de espécies, mais sensíveis às condições de estresse, que produzam mais biomassa, absorvam mais nutrientes e possam ser manejadas mais facilmente pelos agricultores. Essa prática é tradicional.

Um dos efeitos promovidos pelas coberturas é a ação alelopática, sendo o efeito mais ou menos específico. Cada planta, tanto em crescimento vegetativo quanto em processo de decomposição, exerce inibição específica sobre outras espécies, espontâneas ou cultivadas (Overland, 1966). Segundo Lorenzi (1984), o Bidens pilosa L. exerce forte e persistente ação inibitória.

ALERTAS:
1 - As plantas e ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais, podem intoxicar, cegar, provocar coma e até matar!
2 - Todas as plantas têm mais de um princípio ativo. Algum dos princípios ativos pode ser contra indicado para o usuário.
3 - Consulte sempre um especialista!
4 - Tome cuidado especial ao manusear ervas e mantenha-as longe das crianças.

Nome popular: Picão
Nome botânico: Bidens pilosa L.
Família: Asteraceace (Composital)
Parte usada: Toda planta


Referências:
Rev. esc. enferm. USP vol.36 no. 3 São Paulo Sept. 2002. A utilização de fitoterapia no cotidiano de uma população rural Aparecida de Rezende, Helena; Inês Monteiro Cocco, Maria.
Enfermeira - Portugal. Projeto de Iniciação Científica financiado peloSAE-UNICAMP,1997/98. Enfermeira - Professora Assistente Doutora - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. FCM. Departamento e Enfermagem. Grupo de Estudos e Pesquisa Saúde e Trabalho e do PRAESA - Laboratório de Estudos e Pesquisas em ráticas de Educação e Saúde da Faculdade de Educação / UNICAMP.


Modificações na população de plantas espontâneas na presença de adubos verdes
Fávero, Claudenir, Jucksch, Ivo, Costa Alvarenga Ramon e Marciano da Costa, Liovando.


Carvalho, J.C.T. Fototerápicos Antiinflamatórios.
Aspectos químicos, farmacológicos e aplicações terapêuticas.

Um comentário:

  1. Gostaria de verumafoto da plantadesde a raiz,pois tenho três pés mas não tenho certeza se são ,porque nào tem ainda flores

    ResponderExcluir