sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Creatina




A busca insensata pelo corpo perfeito faz com que as pessoas vá em busca de tudo que possa ter efeito em sua meta. Um dos suplementos mais utilizados hoje em dia para ter músculos torneados é a creatina, conhecida desde o século passado, porém sua função de metabolização no músculo levou nos últimos anos o interesse deste produto pelo seu desempenho físico.
A creatina como suplementação para atleta é feita na forma de creatina monohidratada, sendo em forma de pó branco solúvel em água. A quantidade que vai ser armazenada de creatina em cada indivíduo é muito relativo, pois esta vai de cada indivíduo devido a sua diferença na composição das dietas, conteúdo muscular, sexo, idade e outros fatores.
Os atletas vegetarianos quem mais se beneficiam com esta suplementação, pois sua dieta não possui este composto, com isso a suplementação é ideal, até mesmo para outros fatores não somente física. Tem mostrado que o consumo de suplemento deste composto aumenta até em 60% a possibilidade de concentração de creatina no músculo comparando com um outro composto. O uso da creatina com glicose tem se mostrado com um aumento do conteúdo muscular, porém em estudo realizado por, Freire et al 2008, teve como objetivo investigar o efeito da suplementação de creatina na tolerância à glicose e nos estoques de glicogênio muscular e hepático em ratos submetidos ou não à atividade física por quatro e oito semanas, ultilizando três fatores (suplementação, tempo e exercício) que pareciam interferir na homeostasia da glicose, mas que não apresentam resultados consensuais na literatura. Neste estudo foi comprovado que a suplementação de creatina não influenciou a captação periférica de glicose e os estoques de glicogênio muscular e hepático em ratos submetidos à atividade física por quatro e oito semanas.
Os ricos e as desvantagens em relação ao uso de creatina ainda estão em estudos, não tendo nada concretizado, porém deve –se ter atenção com algumas informações.
Em 2007, VIEIRA e colaboradores, elaboraram um estudo com ratos da raça wistar, no qual estes foram submetidos à suplementação de creatina (0,5 g/Kg/dia) durante 14 dias, este estudo teve como objetivo analisar se ocorre alteração ou não na estrutura e função hepática, esta alterarão não foi comprovada.
Segundo o autor, Kreide (1998) ele resume e analisa alguns fatos encontrados em publicações distintas como a suplementação pode promover tensão muscular, quando consumida durante treinos em clima quentes, pode ocasionar câimbras musculares, aumenta os problemas da função renal e distúrbios gastrointestinais.
Estudos indicam que ainda não foram apresentados claramente definidos os efeitos colaterais decorrentes da suplementação de creatina, com isso mais pesquisas são necessárias.
Vale salientar que qualquer tipo de suplementação deve obter a indicação de um profissional especializado

Fonte: Rev. Nutri., Capinas 15(1) 83-93, Jan./abr., 2002 J. PERALTA, O.M.S. AMANCIO. Creatina como suplemento ergogênico para atletas. Scielo Brasil.
VIEIRA, P. R. (2007) Efeitos da suplementação oral com Creatina sobre o metabolismo e a morfologia hepática em ratos.
FREIRE, O. T. (2008) Efeitos da suplementação de creatina na captação de glicose em ratos submetidos ao exercício físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário