sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alimentos Funcionais: COGUMELO-DO-SOL


O Agaricus blazei, um cogumelo nativo do Brasil, descoberto na cidade de Piedade, Estado de São Paulo. Vem sendo cultivado, comercialmente, desde o início da década de 1990 e a maior produção encontra-se no estado de São Paulo, onde o cultivo é feito nas épocas de primavera e verão. O basidiocarpo de A. blazei é composto de 40-45% de proteínas, 38-45% de carboidratos, 6-8% de fibras, 5-7% de minerais e 3-5% de gordura (valores baseados em relação à matéria-seca). Contêm ainda as vitaminas B1, B2 e niacina e teores elevados de potássio e cálcio, tornando-se desta forma um alimento antioxidante. Sua propriedade antioxidante pode estar associada à sua alta concentração de tocoferóis. O A. blazei foi enviado para o Japão para estudos de suas propriedades medicinais e desde a descoberta de suas propriedades anti-tumorais comprovadas em cobaias, o Japão passou a importar esse cogumelo do Brasil.

São conhecidas cerca de 2.000 espécies de cogumelos potencialmente comestíveis, porém, apenas 25 delas são normalmente utilizadas na alimentação humana e um número ainda menor tem sido comercialmente cultivado. Os cogumelos são considerados por muitos pesquisadores como alimentos funcionais fisiológicos, fato que tem estimulado também os produtores brasileiros na busca de técnicas mais produtivas e na introdução de novas espécies. A utilização de certas espécies, em forma de chás ou cápsulas, como preventivo de algumas doenças, também acelerou a produção de cogumelos.

O A. blazei apresenta várias propriedades como ações anti-mutagênica, bactericida e estimulante das atividades imunológicas do organismo humano, além da presença de diversos compostos anti-tumorais. Essa espécie é popularmente conhecida como cogumelo–do-sol, cogumelo–de-deus e cogumelo-piedade e tem sido amplamente consumida em diferentes partes do mundo em razão das suas propriedades medicinais, sendo utilizada como alimento funcional para prevenção de diversas doenças. O A. blazei Murill vem sendo usado como um estimulante do sistema imunológico e no tratamento de várias doenças, incluindo o câncer. É utilizado também para doenças cardíacas, diabetes e artrites, dentre outras. No Brasil é empregado tradicionalmente como um alimento para a prevenção do câncer, da hiperlipidemia, da arteriosclerose e da hepatite crônica.

Existem diversas formas de consumir o A. blazei, confira abaixo:

  • Hidratado: Utilize o A. blazei hidratado em refogados de legumes, carnes, saladas, omeletes, recheios de tortas, etc.
  • Em pó: Adicione diretamente o A. blazei em pó a vitaminas, sucos, leite, cremes, cereais matinais, etc.
  • Desidratado: Adicione diretamente no preparo de pratos que requeiram um tempo maior de cozimento (em panela de pressão, por exemplo). O A. blazei desidratado pode ser adicionado diretamente no cozimento do feijão, a molhos, sopas, cozidos de legumes, etc.
  • Hidratado: Para hidratar o A. blazei basta deixá-lo de molho em água filtrada por ½ hora antes do preparo do prato.
    Não jogue fora a água usada para hidratação. Utilize-a no preparo de outros alimentos.
    Cada 100g do cogumelo A. blazei desidratado corresponde a 1kg de cogumelo fresco.


Referências Bibliográficas:

DIAS, Eustáquio Souza; ABE, Carlos and SCHWAN, Rosane Freitas. Truths and myths about the mushroom Agaricus blazei. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2004, vol.61, n.5, pp. 545-549. ISSN 0103-9016.

SINGI, Glenan et al. Efeitos agudos da aplicação endovenosa do cogumelo-do-sol (Agaricus blazei Murill) sobre a pressão arterial média e a freqüência cardíaca de ratos anestesiados. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2006, vol.16, n.4, pp. 480-484. ISSN 0102-695X.

SILVA, Ana Carolina da; OLIVEIRA, Marcel de Campos; DEL RE, Patrícia Vieira and JORGE, Neuza. Utilização de extrato de cogumelo como antioxidante natural em óleo vegetal. Ciênc. agrotec. [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 1103-1108. ISSN 1413-7054.

PARK, Yong K.; IKEGAKI, Masaharu; ALENCAR, Severino M. and AGUIAR, Claudio L.. Determinação da concentração de beta-glucano em cogumelo Agaricus blazei Murill por método enzimático. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2003, vol.23, n.3, pp. 312-316. ISSN 0101-2061.

MACHADO, Alexandre Magno Batista; DIAS, Eustáquio Souza; SANTOS, Éder Clementino dos and FREITAS, Rilke Tadeu Fonseca de. Composto exaurido do cogumelo Agaricus blazei na dieta de frangos de corte. R. Bras. Zootec. [online]. 2007, vol.36, n.4, suppl., pp. 1113-1118. ISSN 1516-3598.

Um comentário:

  1. tomo e recomendo me deu muita desposição as minhas unhas ecabelos ficaram mais fortes e brilantes

    ResponderExcluir