sábado, 24 de outubro de 2009

BETAÍNA


BETAÍNA
A betaína é uma substancia alcalóide, que contem ácido clorídrico na sua composição. Distribuída amplamente em animais, plantas e microorganismos e rica em fontes alimentares incluindo frutos do mar, especialmente invertebrados marinhos, gérmen ou farelo de trigo, espinafre, beterraba e tem também sido usada como variedade de sais em preparações de desordens do fígado e gastrointestinais, hipopotassemia e homocistinúria, assim como para produzir dióxido de carbono em pacientes submetidos a processos radiográficos de duplo contraste. Ela também se mostra como um nutriente muito importante na prevenção de doenças cardiovasculares.
O principal efeito fisiológico da betaína é como osmólito, ela protege as células, proteínas e enzimas de estresse ambiental como salinidade ou extrema temperatura. Como um doador de radicais metil, a betaína participa do ciclo da metionina , primariamente no fígado e rins humano. O consumo inadequado de grupos metil leva a hipometilação em vias muito importantes como o distúrbio no metabolismo de proteínas hepáticas, determinado pela alta concentração de homocisteína plasmáticas e diminuição das concentrações de S-adenosilmetionina e metabolismo inadequado das gorduras hepáticas, o que leva a esteatose (acumulação de gordura) e conseqüentemente dislipidemias. Esta alteração no metabolismo hepático pode contribuir para várias patologias, incluindo doenças coronarianas, cerebrais, hepáticas e vasculares. A betaína tem mostrado proteger órgãos internos e melhora os fatores de risco de doenças vasculares. A betaína é usada como tratamento de acloridria,também conhecida como hipocloridria, que é a ausência de produção de ácido clorídrico no estômago, ela tem importante atuação nesse tratamento pois trata-se de um agente utilizado como fonte de ácido clorídrico.
Procure um nutricionista e passe a ter uma dieta rica em Betaína, enquanto isso que tal uma receitinha de bolo de beterraba?

BOLO DE BETERRABA
• 1 copo de beterraba picada (crua);
• 2 copos e meio de farinha de trigo;
• 1 copo de açúcar;
• 1/2 copo de óleo;
• 2 ovos;
• 1 copo de leite;
• 1 colher de sopa de fermento em pó.


MODO DE PREPARO

Bater todos os ingredientes no liquidificador, colocando o fermento por último, depois que todos os outros tiverem já bem batidos é só colocar em uma forma untada e esperar assar.


Referência Bibliográfica:

CRAIG, SAS. Betaine in human nutrition. Am J Clin Nutr, 2004.

DICIONARIO DE VITAMINAS: UM GUIA COMPLETO PARA A VITAMINOTERAPIA de Leonard Mervin - 1899 - Health & Fitness.

www.viafarmanet.com.br, 24/10/2009 às 09:45.

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Parabéns pelo Blog! Muitas informações interessantes e importantes que contribuem para o melhor entendimento da nutrição de qualidade.

    Faço parte do Changemakers da Ashoka, uma comunidade global ativa que uni indivíduos e organizações de diversos setores da sociedade apaixonados pela transformação social ou que já a fazem de forma duradoura em sua comunidade.

    Atualmente, estamos realizando, em parceria com a GAIN (The Global Alliance for Improved Nutrition), o Desafio Global ‘Nutrição de Qualidade: Soluções Inovadoras’ (http://www.changemakers.com/pt-br/node/55611/entries) que busca por soluções inovadoras que possam garantir uma boa alimentação a todos, bem como iniciativas que facilitem o acesso às informações e convençam a população da importância de uma boa nutrição.

    Gostaria de convidar a FARMACOLOGIA a participar de nossa comunidade e nos ajudar na divulgação. Seria possível nos enviar seu e-mail de contato para o envio de maiores informações?

    Desde já agradeço!

    Tamiris Gomes Sobral
    E-mail: tamiris@ashoka.org.br
    Msn: changemakers.brasil@gmail.com
    Skype: changemakers.brasil / Changemakers Brasil
    55 (11) 3085-9190
    www.changemakers.com
    www.ashoka.org.br

    ResponderExcluir